Em fevereiro de 2022, o Comissário para a Agricultura da União Europeia (UE) anunciou a criação de um Grupo Europeu de Reflexão da Carne Suína para olhar para o futuro do setor. O principal objetivo era ter uma visão aprofundada de todos os aspectos do setor com uma visão particular de sua sustentabilidade.
O Grupo concluiu agora sua série de sete reuniões. De março de 2022 a janeiro de 2023, as partes interessadas e especialistas nacionais se reuniram para revisar todos os aspectos do setor, para garantir sua sustentabilidade e resiliência em termos socioeconômicos, ambientais, de saúde e bem-estar animal.
O setor da carne suína obteve melhorias significativas, apesar dos inúmeros desafios que enfrentou no ano passado, incluindo a volatilidade dos preços, a peste suína africana e o aumento dos custos dos insumos. As partes interessadas destacaram a melhoria da gestão dos dejetos na UE, a redução da importação de rações e o papel do setor na garantia da segurança alimentar.
As principais recomendações para um setor de carne suína mais sustentável incluem encorajar os Estados Membros a usar todas as ferramentas da PAC disponíveis, como intervenções relacionadas ao setor. Em termos de desafio ambiental, sugere o desenvolvimento de uma estrutura para gestão de dejeto e para apoiar soluções locais de biogás baseadas em chorume e resíduos. Em sanidade animal, medidas eficientes de biosseguridade e manejo de javalis podem ser aprimoradas por meio de planos de ação nacionais e da implementação de todas as ferramentas disponíveis, inclusive no âmbito da PAC. Finalmente, no bem-estar animal, o foco é manter uma abordagem baseada na ciência em todas as etapas regulatórias e promover os padrões da UE, em particular no âmbito dos acordos de livre comércio.
19 de janeiro de 2023/ copa-cogeca and Comissão Europeia/ União Europeia.
https://copa-cogeca.eu
https://agriculture.ec.europa.eu